Com seu sabor marcante e delicioso, o legítimo tomate-uva vem sendo cada vez mais consumido no país e ganhando a mesa – e o gosto – dos brasileiros.
Combina com saladas, sucos, canapés, além de receitas, desde as mais simples até as mais sofisticadas, deixando seus pratos mais gostosos e elaborados.
O tomate-uva, surgido originalmente no Japão, chegou ao Brasil nos anos 2000 e os primeiros cultivos experimentais foram realizados em 2007, em Campinas (SP). Hoje pode ser encontrado em vários Estados brasileiros. Seu grande diferencial é seu sabor adocicado e saboroso, a ponto de ser consumido como fruta e como tira-gosto. Enquanto o tomate tradicional possui grau Brix (que indica a concentração de sólidos solúveis totais, principalmente os açúcares) entre 4 e 6, as variedades uva possuem doçura suficiente para chegar entre 9 e 12 graus Brix. Isso faz toda a diferença e, em alguns países, o Sweet Grape passou a ser consumido como uvas, além de também enfeitar e dar um toque especial às saladas.
O legítimo tomate-uva, o Sweet Grape, possui características bastante marcantes. Fique atento aos seguintes pontos na hora de procurá-lo no supermercado:
– Pequeno e alongado, uniforme e bem definido
– Vermelho intenso tanto da casca como da polpa
– Baixo índice de acidez
– Casca lisa e fina
– Peso médio entre 10 g e 20 g
– Teor de açúcar elevado
– Grande versatilidade culinária
Já sabe identificar o Sweet Grape? Agora é só passar no supermercado e se deliciar